Kambaku

Icon podcast

Scatec vende central solar à Globeleq na Zambézia

Jul 20, 2023 |

A Scatec ASA, empresa de energia renovável especializada em mercados emergentes, assinou um acordo com a Globeleq para vender sua participação acionista de 52,5% na central solar de  Mocuba, na Zambézia.

 A Central Solar de Mocuba é a primeira central solar de Moçambique. Os 40 MW de capacidade de energia está, segundo os seus acionistas, a ajudara garantir o fornecimento de eletricidade e a estabilizar a rede da região norte de Moçambique.

A venda, que está em linha com a estratégia da Scatec de otimizar o seu portfólio, incluindo a alienação de ativos menores em mercados não prioritários, custou um total de USD 8,5 milhões.

O CEO da Scatec, Terje Pilskog, referiu que “a venda libertará capacidade e capital para novos investimentos em energia renovável nos nossos mercados-foco. Estamos muito satisfeitos em garantir uma transação que acrescenta valor e temos confiança de que a Globeleq será uma proprietária sólida deste ativo no futuro.”

A Globeleq é uma produtora independente de energia na África Subsaariana, com uma capacidade de produção de energia de mais de 2,1 GW em operação ou em construção. A empresa é detida em 70% pela British International Investment e 30% pela Norfund.

A central solar de Mocuba, localizada na província da Zambézia, em Moçambique, foi inaugurada em agosto de 2019 tendo uma produção anual de aproximadamente 75 GWh e possui um Contrato de Compra de Energia (Power Purchase Agreement – PPA) de 25 anos com a empresa estatal de eletricidade EDM. Como parte da transação, a Globeleq assumirá as operações e a manutenção, bem como os serviços de gestão de ativos para a central.

Foto e Infografia: Norfund

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.