Kambaku

Icon podcast

Segundo grupo de girafas reintroduzido no Parque Nacional do Iona

Mai 28, 2024 |

O parque angolano de Iona recebeu um novo grupo de girafas reintroduzindo com sucesso 13 novos animais como parte de uma iniciativa contínua de conservação destinada a restaurar a biodiversidade deste ecossistema.

Esta é a segunda reintrodução de girafas angolanas após uma ausência de mais de um século. Tal como conta a Africa Geographic, quando as girafas angolanas regressaram ao Parque Nacional do Iona, em Angola, no ano passado, foi apenas o início de um compromisso duradouro com a conservação de espécies pela Giraffe Conservation Foundation, African Parks e o Governo de Angola, que se uniram para trazer de volta as girafas angolanas após uma longa ausência.

Esta semana, mais 13 girafas fizeram a longa jornada do centro da Namíbia até ao Parque Nacional do Iona, no sudoeste de Angola. A Giraffe Conservation Foundation e a African Parks patrocinaram esta épica transferência. A libertação das 13 girafas foi testemunhada pelo Presidente João Lourenço de Angola e uma delegação ministerial de alto nível composta por mais de 16 ministros, o governador da Província do Namibe de Angola, autoridades tradicionais e outros dignitários.

Após a captura na Namíbia, as girafas viajaram mais de 1.300 km numa jornada que durou mais de 48 horas antes de serem libertadas com sucesso no Iona. A translocação do ano passado foi bem-sucedida, com as girafas introduzidas adaptando-se bem ao seu novo lar. Para reforçar esta pequena população e ajudar na sua viabilidade a longo prazo, decidiu-se trazer mais girafas para ajudar a restaurar os processos ecológicos da região.

“A chegada em segurança destas girafas à sua área histórica de origem é mais um passo fundamental no restabelecimento do equilíbrio ecológico dos Parques Nacionais do Iona. O êxito da sua libertação tem um enorme potencial para influenciar positivamente o sector do turismo local. Isto, por sua vez, poderá gerar empregos em serviços relacionados com o turismo, aumentar o rendimento das comunidades locais e sensibilizar para a importância da preservação da biodiversidade”, comentou Augusto Archer de Sousa Mangueira, governador da província angolana do Namibe.

“A reintrodução da girafa angolana no Parque Nacional do Iona, em Angola, no ano passado, foi um feito extraordinário e constitui uma verdadeira história de sucesso em matéria de conservação. Ao reintroduzir a girafa na sua área de distribuição histórica, restabelecemos a sua área de distribuição, asseguramos a sua sobrevivência a longo prazo e contribuímos para restaurar o equilíbrio ecológico na região. Estamos entusiasmados por continuar a nossa colaboração com a African Parks e o governo angolano, que são grandes parceiros nestes esforços de conservação. Juntos, podemos fazer uma diferença real”, disse Stephanie Fennessy, directora executiva e co-fundadora da Giraffe Conservation Foundation.

Fotos: Giraffe Conservation Foundation

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.