Kambaku

Icon podcast

SERNIC trava comércio ilegal de barbatanas de tubarão em Cabo Delgado

Abr 15, 2024 |

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) apreendeu 25 barbatanas de tubarão e mais de 1.200 quilos de pepinos-do-mar – também conhecidos como holotúrias – e, em mais um caso de exploração ilegal de recursos naturais.

“Este produto saía do distrito de Mocímboa da Praia com destino à província de Nampula, onde iria ser comercializado”, disse Noémia João, porta-voz do SERNIC na província de Cabo Delgado, em conferência de imprensa em Pemba.

A apreensão, que ocorreu, de acordo com a Agência Lusa, no posto de controlo de Sunate, em Silva Macua, no distrito de Ancuabe, resultou de denúncias da população local e culminou na detenção de uma pessoa.

“Não temos ainda nomes, apenas temos um indiciado na prática do tipo legal de exploração ilegal de recursos naturais e faunísticos (…). Temos forças no terreno para trabalhar”, disse Noémia João.

Em 16 de dezembro de 2023, na cidade de Pemba, o SERNIC prendeu duas pessoas na posse de 16 barbatanas de tubarão. No mesmo mês, as autoridades provinciais anunciaram a apreensão de 600 quilos de pepinos-do-mar uma semana antes, e também prenderam duas pessoas suspeitas de estarem envolvidas no caso, incluindo um funcionário público que trabalhava nos Serviços Distritais de Atividades Económicas.

Foto: Imagem de outra apreensão, occrp.org

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.