Kambaku

Icon podcast

Sylvia Earle alerta em Vilankulos para preservação dos corais em Moçambique

Nov 8, 2023 |

A bióloga Sylvia Earle, lenda viva da conservação dos oceanos, alertou para a necessidade de preservar os corais que ainda existem em Moçambique durante um evento que teve lugar esta em Vilankulos. Earle, alertou: “Preservem os corais que vocês têm. São o melhor e dos poucos que restam no Mundo que já viu destruir vários”.

A reconhecida oceanógrafa norte-americana, conhecida pelas suas incansáveis acções em prol da preservação dos oceanos, fez um apelo importante em Vilankulos, Província de Inhambane, durante a sua participação num Seminário sobre a protecção dos ecossistemas marinhos organizado pela IUCN.

De acordo com nota do Governo de Vilankulos, apelou às autoridades e à comunidade local a protegerem os corais da região, que são considerados um dos últimos refúgios no Mundo para estas formações marinhas vitais para a vida dos ecossistemas.

Durante a sua intervenção, Sylvia Earle enfatizou a importância de conservar os corais que existem em Vilankulos e arredores. Com a sua vasta experiência em explorar os oceanos e o seu trabalho notável em prol da preservação marinha, Sylvia Earle trouxe uma perspectiva única sobre a situação crítica dos recifes de coral.

Destacou que a área de conservação do Bazaruto, que abrange os distritos de Vilankulos e Inhassoro, é reconhecida como um “Hope Spot,” ou seja, uma área ecologicamente única do oceano identificada pela Mission Blue, uma organização fundada por Sylvia Earle nos Estados Unidos.

A oceanógrafa ressaltou que já havia explorado as profundezas do Canal de Moçambique e do Bazaruto em 1964, em busca de uma espécie rara. Retornou agora a Moçambique para chamar a atenção para a necessidade premente de proteger essa área e estabelecer parcerias com organizações locais.

As palavras de Sylvia Earle foram proferidas num seminário, onde autoridades locais, incluindo Galiza Matos Jr, Administrador de Vilankulos, e Dulce Canhemba de Inhassoro, expressaram seu compromisso em fazer tudo o que estiver ao seu alcance, juntamente com o Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto, a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e outros parceiros, para garantir a protecção contínua dessa área marinha vital.

Foto: Governo de Vilankulos

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.