Kambaku

Icon podcast

Tartaruga Orera marca início de projecto de conservação nas Ilhas Primeiras e Segundas

Set 4, 2023 |

Teve início um importante projecto de conservação na Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS) com a marcação por satélite de uma tartaruga verde que foi baptizada com o nome Orera. Este projecto marca um marco importante na pesquisa e preservação da vida marinha na região.

De acordo com informação publicada pela Biofund, a Orera, uma tartaruga verde em idade reprodutiva, foi localizada em Mucoroge, no Distrito de Moma, Província de Nampula, por agentes comunitários da APAIPS, após ser encontrada e abandonada por pescadores. Esta descoberta levou ao início de um projecto ambicioso de monitoramento de tartarugas verdes, com o objectivo de colectar dados cruciais sobre as áreas-chave de alimentação destas tartarugas na APAIPS.

Uma imagem com texto, captura de ecrã, mapa

Descrição gerada automaticamente Nos próximos meses, a tartaruga Orera será monitorada através de tecnologia de rastreamento via satélite, permitindo que cientistas e conservacionistas acompanhem os seus movimentos e comportamentos de alimentação. Isto proporcionará informação valiosa das áreas onde estas tartarugas passam grande parte de suas vidas, bem como informações cruciais sobre as suas rotas migratórias.

A APAIPS é uma área de grande importância para a biodiversidade marinha, abrigando uma riqueza de vida marinha, incluindo tartarugas verdes, golfinhos e outras espécies marinhas ameaçadas. No entanto, a pressão das atividades humanas, como a pesca e a poluição, representa um desafio significativo para a conservação destes ecossistemas frágeis.

O projecto é fruto de uma colaboração entre a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), o Cartão Bio – uma parceria entre o BCI_omeubanco e a Biofund, e o @Blue Action Fund.

Foto: Biofund

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.