Kambaku

Icon podcast

Translocação de terceiro grupo de rinocerontes reforça viabilidade da espécie no Zinave

Set 23, 2023 |

Foram transferidos mais 10 rinocerontes provenientes da África do Sul para o Parque Nacional de Zinave, em Moçambique. A operação, a terceira após as translocações transfronteiriças de rinocerontes do ano passado, é resultado de uma parceria entre a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e do Governo de Moçambique, a Peace Parks Foundation (PPF) e a Exxaro Resources, com o apoio do Governo da África do Sul.

A operação de reintrodução de rinocerontes, naquele que é o primeiro parque Moçambicano a restabelecer os Big Five, faz parte de um esforço mais amplo para restaurar o número de rinocerontes no país.

De acordo com informação veiculada pela PPF, a Exxaro doou os rinocerontes e fez uma contribuição substancial para os custos operacionais do parque, com financiamento adicional fornecido pela Anglo American, pelo Grupo De Beers, pela Fundação Geos, pela German Postcode Lottery, pela MAVA Foundation e por doadores privados.

A transferência inclui 5 rinocerontes pretos (classificados como criticamente ameaçados pela IUCN) e 5 rinocerontes brancos (classificados como quase ameaçados pela IUCN). Os animais são provenientes da Reserva de Caça Manketti, na África do Sul.

As duas operações anteriores de reintrodução aconteceram ambas no ano passado e transferiram 20 rinocerontes brancos e sete rinocerontes pretos provenientes da reserva privada da Exxaro, na África do Sul.

Segundo a PPF, durante vários anos, os três principais parceiros, com o apoio de equipas altamente qualificadas, trabalharam no planeamento desta operação, resultando numa viagem de três dias por estrada para transferir os rinocerontes, com supervisão de especialistas em veterinária e segurança.

À medida que os rinocerontes se ajustam ao novo ambiente, explica a PPF, continuarão a receber cuidados profissionais que inclui a presença de guardas de Resposta Rápida e a utilização de tecnologia de última geração em conservação de forma a garantir a protecção dos rinocerontes a longo prazo, oferecendo segurança a todo o parque nacional.

Fotos: PPF

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.