Kambaku

Icon podcast

WWF Moçambique divulga imagens de marcação de tartarugas nas Ilhas Primeiras e Segundas

Jan 16, 2024 |

A WWF Moçambique divulgou imagens que destacam as actividades de marcação de tartarugas marinhas na área de protecção ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas. O trabalho da ONG visa promover a proteccção destes animais bem como dos ecossistemas e habitats em que elas vivem.

Os programas de conservação desenvolvidos no arquipélago visam também suster o excesso de caça de tartarugas de diversas espécies o que passa por um trabalho de colaboração, informação e fiscalização de atividades humanas nesta área de protecção.

Uma componente importante do trabalho com as comunidades locais passa pela consciencialização sobre a importância da conservação marinha e ressaltar a riqueza dos ecossistemas presentes nestas ilhas.

O vídeo lançado pela WWF Moçambique destaca a importância da conservação desses ecossistemas, focando especialmente nas actividades de marcação de tartarugas marinhas. Estes animais desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio marinho, e muitas delas são espécies em perigo ou em perigo de extinção.

Para Gancilei Soca, gestor de programa na WWF Moçambique, “apesar de protegidas por lei essas espécies sofrem várias ameaças na área de protecção ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas. O WWF, em coordenação com o governo e as outras organizações da sociedade civil, trabalha há mais de 15 anos na área de protecção ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas, criando capacidades para a protecção e a gestão sustentável dos recursos marinhos e sobretudo as espécies protegidas que estão a sofrer de ameaças”, diz.

As Ilhas Primeiras e Segundas, localizadas ao largo da costa de Moçambique, são conhecidas por abrigar ecossistemas marinhos excepcionais, incluindo recifes de coral, florestas de mangal e extensos tapetes de ervas marinhas. A biodiversidade marinha e costeira nessas áreas é vasta, contribuindo para a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e apoiando comunidades locais que dependem dos recursos marinhos para sua subsistência.

Foto e Vídeo: WWF Moçambique

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.